Como se estar situado a 3.000 metros acima do nível do mar, no
Himalaia, não tornasse perigoso o suficiente para pilotos pousarem ou
decolarem do aeroporto Tenzing-Hillary, em Lukla, no Nepal, a única
pista curta e estreita do local termina na beira de um precipício. É,
definitivamente, o mais assustador de todos os aeroportos do mundo.
Lukla é a porta de entrada para o Himalaia, por isso, apesar de sua
reputação como um dos aeroportos mais perigosos do mundo, é um dos mais
movimentados do Nepal. Alpinistas que tentam conquistar as montanhas
mais altas do mundo pousam ali antes de começar a sua viagem a pé, em
pequenos aviões e helicópteros.
Para a maioria dos montanhistas, o desembarque no aeroporto
Tenzing-Hillary é muito mais assustador do que escalar o Everest, e
tendo em conta a sua localização extrema e clima difícil, isso é
perfeitamente compreensível.
Mesmo em seus melhores dias, o aeroporto fica aberto para pousos e
decolagens por apenas algumas horas, antes do nevoeiro ou fortes ventos
começarem a soprar. E mesmo assim, um erro de cálculo de apenas um metro
ou dois no pouso pode causar um tremendo acidente. A decolagem não é
nada fácil também – a incapacidade de dar velocidade suficiente ao avião
antes do final da pista pode levar a uma queda no abismo abaixo.
Esculpido na encosta de uma montanha, o aeroporto de Lukla foi
construído por Sir Edmund Hillary em 1965, 12 anos depois que ele se
tornou o primeiro homem a conquistar o Monte Everest.
Hoje, os escaladores de montanha podem simplesmente saltar de um
avião em Katmandu e chegar lá em uma questão de horas, em vez de fazer
uma viagem de ônibus de um dia inteiro, além de trekking por cinco dias
seguidos.
Mas você não vai ver quaisquer Boeings ou Airbus pousando na pista
única de Tenzing-Hillary. Ela tem apenas 20 metros de largura, e só pode
acomodar pequenas aeronaves e helicópteros, como Twin Otter ou Dronier.
Com um gradiente de 12%, também é uma das pistas mais íngremes do
mundo. Aviões tem que cercar a montanha e pousar na subida, o que ajuda a
parar a aeronave antes de atingir o muro e cair em um penhasco. A
navegação é feita apenas por vista, e os pilotos têm de ultrapassar
espessas nuvens e ventos fortes a fim de pousar ou decolar.
Como você pode imaginar, Tenzing-Hillary teve a sua quota de
acidentes, embora não tanto quanto a maioria das pessoas esperaria,
considerando todos os itens acima. Em 1973 e 1991, dois DHC-6 da Royal
Nepal Airlines caíram na aproximação de Katmandu; em 2004, um Twin Otter
da Yeti Airlines caiu na aproximação, matando todos os três membros da
tripulação; mas o pior acidente ocorreu em outubro de 2008, quando um
Twin Otter da Yeti Airlines caiu em tempo nublado e pegou fogo, matando
18 passageiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua Opinião.