segunda-feira, 5 de maio de 2014

As aranhas assassinas

Cientistas dizem que esses casos espetaculares de predação ocorrem em todo o mundo e são mais comuns do que se pensava.
Os morcegos têm poucos inimigos naturais: corujas, gaviões, cobras ... Em uma caverna na Venezuela até mesmo foi observada uma centopéia gigante (Scolopendridae) matando e comendo morcegos e foram vistas baratas devorando filhotes que cairam no chão. 
 


 
Segundo explica um grupo de cientistas da Universidade de Aarhus (Dinamarca), na revista PLOS ONE , as aranhas devoradoras de morcegos são comuns em todos os continentes, exceto na Antártida, e 90% estão em áreas mais quentes (região neotropical, Ásia e Austrália-Papua Nova Guiné).
A maioria captura suas vítimas em fortes teias de até metro e meio de diâmetro, como ocorre com as grandes tecedoras tipo Nephilidae, mas algumas que não fabricam teias também são capazes de caçar.
A maioria dos morcegos capturados eram pequenos insetívoros aéreos e, geralmente, estão entre as espécies de morcegos mais comuns em sua respectiva área geográfica.
Embora em alguns casos os morcegos enredados nas teias de aranha tenham morrido de exaustão, fome, e desidratação, houve inúmeros casos em que os cientistas viram a aranha atacar, matar e comer o morcego capturado.
Esta evidência sugere, segundo os autores que a predação de vertebrados voadores por aranhas é mais difundida do que se pensava anteriormente. 
 
 
Pássaros, cobras e pequenos roedores também fazem parte do bizarro cardápio.




Definitivamente a Nephilidae é a aranha mais putaqueparível do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua Opinião.