sábado, 27 de julho de 2013

Coulrofobia

Coulrofobia é o termo psiquiátrico usado para designar o medo de palhaços. É comum entre crianças, e às vezes também ocorre com adolescentes e adultos. Às vezes o medo é adquirido após experiências traumáticas com um indivíduo singular, ou após ver algum palhaço ameaçador na mídia.














Ao depararem-se com algum indivíduo vestido de palhaço, "os portadores dessa fobia têm ataques de pânico, perda de fôlego, arritmia cardíaca, suores e náusea".
Como exemplos na ficção, temos o personagem Billy, do desenho animado As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy; a personagem Velma, do desenho animado Scooby Doo, que declara o medo de palhaços no episódio em que o grupo deve enfrentar um vilão disfarçado de palhaço e ela se recusa a participar do caso inventando desculpas, como trabalhos de faculdade; Ben de Ben 10 ,Cory de As Visões da Raven, Chuckie de Os Anjinhos, Tonya de Todo Mundo Odeia o Chris, Sam Winchester da serie Supernatural, Seeley Booth, da série Bones e Wakko Warner dos Animaniacs; Kramer, da série Seinfeld.
A participante da 11ª edição do Big Brother Brasil, a dançarina Janaína, teve um ataque de pânico ao ver outro participante, o administrador Daniel, caracterizado de palhaço para uma das festas. No dia seguinte, o apresentador Pedro Bial apresentou uma descrição para o episódio, relatando que a coulrofobia é mais comum do que se imagina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua Opinião.